Programando com galinhas ūüźĒūüź£!

√Č poss√≠vel programar com galinhas?

Muita gente já considera a programação como o novo inglês, sendo uma habilidade fundamental para o futuro da nossa sociedade. Aprender a interagir com as máquinais e tecnologias que dominam nossos círculos sociais pode fazer a diferença na hora de reduzir ou ampliar desigualdades.

Na Gaia, enxergamos esse futuro com preocupa√ß√£o, e levamos o ensino de programa√ß√£o dentro de nossas forma√ß√Ķes de uma forma leve e divertida, sempre tendo em mente que precisamos instigar crian√ßas e jovens para essa tem√°tica.

Mas como fazemos isso?

Recentemente, falamos sobre a quest√£o do engajamento dos estudantes na pandemia que estamos vivendo, e o Minecraft Education foi mencionado como um grande aliado. Nesse post vamos contar um pouquinho sobre como funciona essa din√Ęmica.

Jeito Gaia de ensinar programação:

Dá vonta de de sair correndo ao ver essa tela preta né?

E se o estudante aprendesse a programar fazendo chover galinhas?

Muito mais legal!

Essa é uma das primeiras tarefas que trazemos para nossos estudantes quando abordamos programação. Dada uma primeira rodada de conversa e entendimento dos seus interesses, chover galinhas no Minecraft tem uma grande aceitação!

A edi√ß√£o para educa√ß√£o, chamada de Minecraft Education, pode ser obtida por institui√ß√Ķes da √°rea educacional a partir de uma parceria com a Microsoft. Uma vez feita a parceria, os educadores podem usufruir de diversas li√ß√Ķes que v√£o desde programa√ß√£o at√© biologia!

A grande sacada é trazer uma interface de programação flexível para diferentes idades, que é o MakeCode. Dentro dessa plataforma, que fica embutida no jogo, é possível programar usando programação em blocos, JavaScript e Python.

Abaixo temos um exemplo de como o MakeCode funciona, ele mostra o tutorial para o estudante j√° usando programa√ß√£o em blocos, em um modelo arrasta e solta √© poss√≠vel criar infinitas constru√ß√Ķes!

Exemplo do MakeCode dentro do Minecraft Education.

O que as m√£es acham disso?

Na Gaia, temos um contato muito próximo com as mães dos estudantes. Quando falamos na aplicação de recursos didáticos como jogos, é fundamental envolver os responsáveis para que entendam como as ferramentas são aplicadas. 

Além de permitir aprender a programar de uma forma divertida, o Minecraft Education também é um lugar onde os estudantes podem se conectar pela internet e trabalhar em equipe.

Dessa forma, diversas habilidades socioemocionais são desenvolvidas no processo, tornando a experiência ainda mais rica.

Percebo que ela consegue se expressar melhor quanto ela est√° jogando. √Äs vezes ela tinha d√ļvida e n√£o queria falar, ficava na dela. Com o jogo ela acaba tendo contato com mais pessoas e acaba se expressando melhor.

Patrícia, mãe da Manu

Essa é só a ponta do iceberg, dá pra fazer muito mais coisas com essa ferramenta que traz os educadores para dentro do ambiente dos estudantes. E como toda ferramenta, ela precisa ser usada da forma correta, por isso, é fundamental ter uma equipe treinada para que o feitiço não vire contra o feiticeiro.

N√£o tem Minecraft Education na sua escola?

Nós levamos e garantimos um aprendizado divertido e muito significativo!

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que legal que vocês estão neste esforço de aproximar crianças do universo da programação, além das competências socioemocionais, creio que lógica e raciocínio analítico são outras competências desenvolvidas neste caminho. Todas fundamentais numa sociedade em que a arte de resolver problemas precisa ser cada vez mais cultivada. Super!!!!