Além do presencial e do remoto: o ensino híbrido

O ensino híbrido é uma metodologia ativa, e isso significa que os estudantes são os protagonistas do seu processo de aprendizagem, por ser um modelo centrado no estudante. E para que esse protagonismo aconteça, é importante que seja levada em consideração a sua realidade.

Com base nisso, o ensino híbrido é pautado na utilização do ensino presencial em conjunto com o ensino remoto. Dessa forma, é possível utilizar-se de dispositivos que atuem como ferramentas complementares ao aprendizado em ambientes fora da sala de aula, apresentando uma possibilidade de aplicar o uso de tecnologias ao longo dos estudos.

O ensino híbrido

O ensino híbrido tem o estudante como responsável pelo seu aprendizado. Isso se dá pois é através dele que os estudantes assumem uma postura mais participativa, desenvolvendo projetos e resolvendo problemas.

Assim, o professor assume o papel de mediador do ensino. Ou seja, o estudante desenvolve autonomia para aprender de acordo com seu próprio ritmo, enquanto o professor deixa de ser transmissor de conhecimento para focar nas reais necessidades de seus estudantes.

O ensino híbrido também possibilita que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico, de forma que eles consigam relacionar o que estão aprendendo com o mundo que os rodeia.

Vantagens de usá-lo

Não é incomum ver como houve um aumento de estudantes que possuem dispositivos, como computadores e celulares, que são utilizados na sala de aula. Por esse motivo, o ensino híbrido é uma ferramenta que se adapta a essa realidade, de modo a incentivar os estudantes a utilizarem essas tecnologias como ferramentas complementares ao seu aprendizado.

Além disso, o ensino híbrido permite que aprendizagens individuais e coletivas sejam equilibradas e que haja maior interatividade do professor.

Como aplicar essa metodologia?

Para aplicar essa metodologia é importante ter em mente que o ensino híbrido requer que:

A Gaia utiliza o ensino híbrido em suas oficinas através do ensino remoto, por meio de lives com o apoio de uma plataforma tecnológica.

Você já pensou em implementar o ensino híbrido na sua escola?

A Gaia tem a missão de levar robótica de forma sustentável e acessível para o maior número de pessoas.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *