Aula 2, Tópico 3
Em andamento

Revolução Industrial

Aula Progress
0% Complete

A descoberta da máquina a vapor deu início a Revolução Industrial. As primeiras máquinas foram utilizadas para a produção de tecidos na indústria, as máquinas a vapor facilitavam o processo de produção de roupas. Além disso, também começaram a surgir as estradas de ferro e as grandes locomotivas que passaram a transportar as mercadorias em uma enorme quantidade e de forma mais rápida.

A produção de objetos que antes eram feitos de forma artesanal passaram a ser feitos em grandes fábricas.

Esse processo modificou também a vida das pessoas pois agora navios e ferrovias facilitavam o transporte de mercadorias e também de pessoas.

Começaram a surgir as grandes cidades, a agricultura se desenvolveu rápido pois essas máquinas passaram a serem utilizadas nas plantações e, infelizmente as condições de trabalho foram ficando precárias: as pessoas trabalhavam muito, correndo risco de vida e ganhavam pouco.

Locomotiva a vapor

Essas grandes indústrias cheias de máquinas começaram a fabricar novas tecnologias, o que chamamos de 2ª Revolução Industrial. Alguns objetos surgiram como o telefone, o rádio, os carros, os aviões e a televisão. E junto com isso, o pensamento científico foi evoluindo, pois novas descobertas das ciências foram feitas para melhorar esses produtos. A descoberta da energia elétrica foi uma delas, que modernizou vários objetos.

Algumas invenções realizadas durante a 2ª Revolução Industrial

E não parou por aí, o mundo foi se modificando cada vez mais! No final da década de 50 entramos no mundo digital ou o que chamamos de 3ª Revolução Industrial. Esse mundo que já estamos mais do que acostumados com internet, smarthphones, carro com motor elétrico e vários dispositivos inteligentes. A transformação digital fez com que os objetos fossem digitalizados, por exemplo a televisão que hoje em dia conseguimos conectar na internet, há uns tempos atrás isso era impossível.

A informação passou a correr mais rápido, hoje as notícias chegam na tela do nosso celular em questão de segundos! Até parece que sempre vivemos desse jeito, não é mesmo?

Invenções e avanços produzidos durante a 3ª Revolução Industrial

Qualquer dia desses, pergunte aos seus pais ou algum parente como algumas coisas funcionavam antigamente: como eles ouviam música? Como acessavam as notícias? E quando queriam falar com alguém que morava longe?

Inclusive, você sabia que já estamos entrando na 4ª Revolução Industrial?

No próximo bloco vamos falar sobre como nós fazemos parte dessas mudanças e o que o futuro nos reserva =D

Testes