Aula 2, Tópico 2
Em andamento

Engrenagens e máquinas a vapor

Aula Progress
0% Complete

Você conhece alguém que já trabalhou em uma fábrica? Ou já se perguntou como alguns objetos são feitos?

Na última aula nós aprendemos sobre máquinas simples e complexas, e como o uso delas facilitam a execução das tarefas do dia-a-dia. Inclusive falamos sobre a bicicleta, que é considerada uma máquina complexa! Você já reparou como ela funciona?

Detalhes do funcionamento das engrenagens de uma bicicleta

Ela costuma ter algumas rodas com dentes cortados nas bordas que nós chamamos de engrenagem. Quando elas são colocadas uma do lado das outras, os dentes fazem com a força aplicada em uma engrenagem faça as outras girarem também.    

E na bicicleta são as engrenagens que transmitem a força que aplicamos nos pedais para a roda.        

Movimentos de roldanas em uma bicicleta

As engrenagens são utilizadas em muitas outras máquinas complexas como relógios e motores dos carros. Inclusive, existe um inseto de jardim que tem engrenagem nas patinhas traseiras, o que ajuda ele a saltar!

Lembra que na aula de máquinas simples, falamos que para movimentar um objeto era necessário algum tipo de energia como a força humana? Mas, depois que o ser humano descobriu que poderia usar a força da natureza para fazer as máquinas funcionar tudo mudou. E foram inventadas as máquinas a vapor, também chamadas de máquinas térmicas, pois transformam energia térmica em energia mecânica.  

Por exemplo, passou-se a usar água quente no interior das máquinas, e o vapor que estava preso ali dentro era o que empurrava as rodas para girar. Depois, outros tipos de materiais foram sendo queimados e utilizados para fazer os motores das máquinas funcionarem, como por exemplo o carvão, madeira, gasolina, álcool e cana-de-açúcar.

Funcionamento de uma usina termelétrica

Pode parecer simples, mas o uso dessas máquinas mudou todo o processo de produção e a forma como vivemos hoje. Esse marco na história da humanidade recebeu um nome: Revolução Industrial e vamos falar mais sobre isso no próximo bloco.

Testes