Aula 1, Tópico 2
Em andamento

O que são Máquinas Simples?

Aula Progress
0% Complete

O que um tesoura, um parafuso e uma roda têm em comum?

Elas são consideradas Máquinas Simples! Isso mesmo, nós chamamos de Máquinas Simples instrumentos que facilitam as tarefas do nosso dia-a-dia. Pense agora nessas tarefas que você provavelmente já viu alguém na sua casa fazendo: colocar um prego na parede, abrir latas e trocar o pneu do carro. Se você pensar bem, para todas essas atividades rotineiras você utiliza um instrumento que, apesar de simples como o martelo, o abridor e o macaco, facilitam muito a nossa vida.

As máquinas simples trouxeram grandes avanços pra humanidade e graças a elas, outras foram sendo inventadas. Os primeiros meios a serem criados com a intenção de facilitar a nossa vida foram a roda, o plano inclinado e a alavanca e essas máquinas funcionam mudando o sentido e a direção da força!

Evolução das rodas
Alavanca simples

Uma máquina para ser considerada simples tem que ter apenas uma peça e também depende de três elementos: o apoio, a força resistente e a força potente. O ponto de apoio é onde a alavanca se apoia; a força resistente é o peso do objeto que queremos movimentar e a força potente é onde colocamos força para mover o objeto que causa a força resistente.

A alavanca é uma barra que pode girar em torno de um ponto fixo, como por exemplo uma gangorra.

Princípio da alavanca utilizado na gangorra

Já o plano inclinado é uma superfície reta, elevada e inclinada como por exemplo uma rampa, escada rolante e a faca.

E você sabia que o plano inclinado é uma das máquinas simples mais antigas?  Inclusive, acredita-se que as pirâmides do Egito foram construídas utilizando rampas, até por que elevar aqueles blocos não era uma tarefa fácil. 

Exemplo de plano inclinado no nosso dia-a-dia

E essa tecnologia tão simples continua sendo utilizada em estradas, prédios e na construção, mas nós vamos estudar mais sobre os grandes feitos da humanidade graças as máquinas simples no próximo bloco!

Testes