Aula 1, Tópico 3
Em andamento

Máquinas e sociedade

Aula Progress
0% Complete

Você já parou para pensar como as primeiras civilizações como os indígenas, chineses, egípcios, fenícios, maias, sumerianos entre outros conseguiam viver sem toda a tecnologia que temos acesso hoje? E como todos aqueles monumentos incríveis foram construídos?

Templos Maias

Essas civilizações usavam das Máquinas Simples como a roda, balanças, cunhas, planos inclinados, parafusos, polias, roldanas e alavancas para auxiliar na agricultura, na construção de casas e cidades, caçar entre outras coisas que diminuíram o esforço físico humano e melhoraram as condições de trabalho.

Pirâmides do Egito

Ao longo da história diversos pensadores e filósofos começaram a estudar o aspecto físico e matemático dessas máquinas, o mais famoso deles foi Arquimedes de Siracusa (c.287-212) que compreendeu o princípio da alavanca que era usada para mover objetos pesados.

Ele apresentou as primeiras leis físicas para o estudo do equilíbrio dos corpos, inclusive, ele costumava dizer que podia mover o mundo se tivesse uma alavanca suficientemente longa e um lugar para pôr um ponto de apoio.

Arquimedes e a descoberta da alavanca - ilustração

O mais legal é que o mesmo princípio da alavanca foi aplicado para outros objetos mais modernos como a tesoura, pinças e o carrinho de mão. Até mesmo o nosso braço utiliza do mesmo princípio.

Exemplo de objetos que usam o principio da alavanca

E ao longo do tempo, a humanidade foi construindo máquinas mais complexas conforme as civilizações foram crescendo e exigindo uma maior quantidade de produtos. Umas das grandes ideias do homem foi usar a força da natureza para acelerar o processo de produção e foram construindo máquinas feitas de madeira como o moinho de água.

 

Moinho de águas - Ilustração

A máquina a vapor foi inventada por James Watt e causou um marco no tempo, pois acabou exigindo acabamentos e ferramentas de melhor qualidade para um melhor funcionamento das máquinas. O surgimento de máquinas mais complexas foi um fator muito importante para o desenvolvimento industrial, um dos grandes objetivos do desenvolvimento tecnológico é a produção de produtos em grandes quantidades, de forma rápida e mais barata.


Mas a evolução das máquinas não ficou restrita somente as grandes fábricas, os objetos que usamos no nosso cotidiano foram ficando cada vez mais automatizados. 

Mas vamos falar sobre isso na próxima aula 😀 

 

Máquina a vapor
Testes