Aula 3, Tópico 4
Em andamento

Impactos sociais e ambientais da tecnologia

Aula Progress
0% Complete

Você consegue pensar em quais impactos a tecnologia pode trazer para as nossas vidas?

Pois bem, nós costumamos pensar nos  impactos positivos que a tecnologia trouxe afinal, quantas facilidades nós temos em nosso cotidiano mas também trouxe impactos negativos

Ciclo dos poluentes - Ilustração

Com o uso dos combustíveis fósseis como carvão e derivados de petróleo as cidades passaram a se expandir, e junto a poluição. Muitos gases poluentes são gerados pelo uso desses combustíveis o que aumentou a poluição atmosférica, além disso eles foram produzidos há milhares de anos pela própria Terra e se um dia essa matéria prima acabar não terá como repor.

Hoje em dia há muitas pesquisas científicas que estudam a fabricação de novos combustíveis, feitos de plantas e restos de matérias da indústria, são chamados de biocombustíveis.

Mas esse é só um exemplo, como a natureza vem sendo explorada para proporcionar energia e tecnologia para a população que vem aumentando constantemente é difícil dimensionar o tamanho do impacto. O desenvolvimento e a popularização das máquinas exigiram a intensificação da mineração de ferro e de outros metais, provocando a remoção da vegetação nas áreas de mineração e a poluição do solo, do ar, de rios e lagos por causa dos resíduos químicos.

Em nossas vidas pessoais o uso da tecnologia tornou as pessoas mais sedentárias. Muitas vezes nós deixamos de sair para conversar com os amigos, fora que para algumas atividades não precisamos fazer tanto esforço. E isso pode gerar problemas de saúde que afetam o nosso físico e o nosso psicológico.  Em contrapartida, também existem aplicativos que nos ajudam com essas questões, podemos marcar uma consulta médica, nos exercitar e lembrar de tomar água.

Ao mesmo tempo nós podemos pensar em formas de solucionar alguns desses problemas, afinal, olha o quanto de coisas conseguimos fazer até aqui, não é mesmo?

Então a tecnologia pode ser útil para muitas coisas, e nós podemos pensar em formas de melhorar a nossa relação com a tecnologia. A ciência anda lado a lado com a tecnologia, e juntas podem fazer coisas incríveis! Ainda dá tempo de pensar em novas formas de solucionar problemas sem agredir a natureza e assim, continuar a aproveitar todos os benefícios que a tecnologia pode nos proporcionar.

Testes