Aula 3, Tópico 3
Em andamento

Ciência e Tecnologia

Aula Progress
0% Complete

Nós costumamos associar Tecnologia a Ciências e isso não está errado!

A palavra “ciência” vem do latim scientia e significa conhecimento. Já a palavra “tecnologia”, vem do grego e é a junção de tecnus (técnica) e logia (estudo). A ciência então está ligada a descoberta e ao conhecimento, enquanto a tecnologia às técnicas e processos para executar coisas. Podemos pensar que a tecnologia é o caminho entre pesquisar e executar. 

Muitas pesquisas científicas só puderam ser confirmadas ou executadas com o desenvolvimento tecnológico. Um exemplo muito interessante é a observação das crateras da Lua pelo astrônomo Galileu Galilei. Este grande feito científico só foi possível graças ao desenvolvimento do telescópio a partir da luneta desenvolvida pelo holandês Hans Lippershey entre os séculos XVI e XVII.  

Galileu Galilei - Ilustração

Este é um dos exemplos de como o desenvolvimento tecnológico auxilia o progresso científico. A vacina é um outro exemplo, durante a pandemia do COVID-19 em 2020 diferentes vacinas foram desenvolvidas em um curto período de tempo. Isso aconteceu graças a evolução da biotecnologia, no pudemos produzir e testar diversas vacinas.

Como você pode ver Ciência e Tecnologia estão tão presentes nas nossas vidas que às vezes nem nos damos conta do quanto afetam a nossa sociedade.

Mas é muito importante termos essa consciência, entendendo como as coisas funcionam e por que elas foram inventadas podemos olhar para o presente e contribuir de algumas forma para o desenvolvimento do mundo ou em facilidades para as nossas vidas; pesquisando, estudando e criando!

Olha só em quantas áreas a tecnologia já colabora:

Prótese de bico de Tucano, feita com impressão 3D

Agricultura: já são utilizados sensores para coletar dados e irrigar as plantações, utilização de máquinas e sistemas integrados. Além de uso de drones para averiguar colheitas e pragas.

Saúde: já é possível marcar consultas e acessar exames, registros dos pacientes são armazenados em nuvens, identificar doenças de forma mais eficientes, produção de vacinas e produção de próteses com impressora 3D.

Segurança: monitoramento inteligente e segurança cibernética. Por exemplo, identificação de pessoas por digital ou íris dos olhos.

Educação: realidade aumentada, ambiente virtual interativo e softwares de simulação.

Algumas coisas do cotidiano: aplicativos, redes sociais, jogo e entretenimento como acesso a músicas e filmes.

A tecnologia já é muito utilizada na educação
Testes