Aula 4, Tópico 3
Em andamento

Tipos de energia

Aula Progress
0% Complete

No último bloco nós descobrimos o que é energia, mas você sabia que existem diferentes tipos de energia? Entre alguns tipos de energia temos essas aqui:

Energia cinética/mecânica: é toda energia associada ao movimento de um corpo como uma bola sendo chutada na partida de futebol. A energia que você coloca ao chutar a bola é o que a movimenta.

Energia térmica: está associada ao movimento das moléculas. Quando falamos desse tipo de energia a primeira coisa que vêm a cabeça é temperatura, quando pegamos uma água quente significa que as moléculas estão agitadas.

Quanto mais as moléculas são agitadas, mais a temperatura aumenta. Se você esfregar a mão uma na outra, o movimento fará com ela fique quente! Pronto, você produziu energia térmica.

Energia elétrica: essa daqui revolucionou a nossa vida e praticamente não vivemos sem ela! Você já tomou um choque? Eu já e não recomendo, mas ali percebi que há eletricidade apesar de não conseguir ver. E energia elétrica vem da passagem do movimento dos elétrons de forma ordenada e contínua que gera a corrente elétrica.

A energia elétrica que usamos vem principalmente das usinas hidrelétricas, elas usam a energia do movimento da água para girar grandes turbinas acopladas a um gerador que transforma energia mecânica em elétrica.

Energia química: tudo o que existe é formado por energia química, pois tudo é constituído de moléculas. Quando a gente rompe essas moléculas, isso gera energia.

Por exemplo: quando raspamos a cabeça de um palito de fosforo há a liberação da energia química contida nas ligações intramoleculares da substância.

Energia luminosa:  as partículas que compõem o Sol passam por diversas transformações; essas transformações dão origem à energia luminosa que torna possível diversos eventos na Terra, como a formação dos ventos, o ciclo da água e a realização de fotossíntese pelas plantas. E você sabia que a luz é uma onda? A energia luminosa do Sol pode se propagar pelo espaço, percorrendo cerca de 150 milhões de quilômetros para chegar até a Terra e ela chega através de ondas.

 

A energia luminosa não está associada apenas ao Sol. As luzes artificiais que utilizamos nos mais diversos ambientes também possuem energia luminosa associada.

Energia nuclear:  esse tipo de energia é algo mais sofisticado e precisa ser produzido em ambientes controlados. Algumas transformações podem ocorrer no interior das partículas que formam a matéria, liberando uma grande quantidade de energia. Normalmente, essa energia é produzida pela fusão de alguns átomos. A energia associada a essas transformações é chamada energia nuclear e pode ser utilizada para gerar energia elétrica nas chamadas usinas nucleares. As bombas atômicas e as estrelas – como o Sol – também dependem da conversão de energia nuclear em outras formas de energia.

Energia sonora: o som também é uma onda e gera energia! Às vezes as ondas sonoras são tão fortes que vibram um objeto, é assim que os sonares funcionam.

E quais são as fontes dessas energias? Vamos falar mais sobre isso na parte três dessa aula.

Testes