Aula 4, Tópico 4
Em andamento

Fontes de energia

Aula Progress
0% Complete

Na aula anterior nós vimos que existem diversas formas de energia e também aprendemos que estão associadas a diferentes fontes de energia. Para chutar uma bola, o jogador coloca uma força musculas como fonte de energia. A energia luminosa que permite a manutenção da vida na Terra tem como fonte um recurso natural que fica lá no espaço chamado Sol.

Podemos diz que as fontes de energia são matérias-primas que produzem energia, nem sempre elas são encontradas diretamente na natureza e necessitam passar por uma transformação antes de gerar energia que será usada nas máquinas, no transporte, na indústria, em nossas casas…

A gente classifica os recursos naturais que usamos como fonte de energia em duas categorias: renováveis e não-renováveis.

Os recursos energéticos NÃO renováveis são aqueles que levam muito tempo, até milhões de anos para serem formados. Na aula 3 nós falamos sobre alguns deles como o carvão, o gás natural e derivados do petróleo que são combustíveis fósseis muito utilizados pelo ser humano para produzir energia.

A retirada desse recurso da natureza ocasionará no seu esgotamento, além disso a utilização dos combustíveis fosseis como fonte energética libera uma grande quantidade de gases na atmosfera causando problemas de poluição, o pior deles considerado um grande problema ambiental: o efeito estufa.

Já os recursos energéticos renováveis são aqueles que NÃO se esgotam como o uso, como por exemplo a força dos ventos que chamamos de energia eólica e a força da água (chamada energia hidráulica).

Além disso, temos o calor do sol, uma fonte inesgotável de energia e a biomassa que é a energia obtida através de materiais de origem vegetal que já foram utilizados como restos de cana-de-açúcar que gera o álcool (aquele que utilizamos como combustível nos automóveis).

Como você pôde ver, existem muitas formas de energia e diferentes fontes para obtê-las. É muito importante compreendermos de onde vem a energia que usamos em nossas vidas pois algumas delas não são fáceis de conseguir e precisam de atenção!

E aí, essa aula te deu energia para a próxima atividade?

Então vamos lá!

Testes