Back to Curso

Robótica para Ciências – Pestalozzi 2021 – Sequoia II

0% Complete
0/94 Steps
  1. Sistema de medidas
    3 Tópicos
  2. Ciências para eletrônica I
    7 Tópicos
  3. Ciências para eletrônica II
    27 Tópicos
  4. Técnicas Digitais I
    13 Tópicos
  5. Técnicas Digitais II
    14 Tópicos
  6. Técnicas Digitais III
    13 Tópicos
  7. Práticas de laboratório
    10 Tópicos

Participants87

  • albertinapurve
  • alextressler40
  • almayounger269
  • andrewfortune
  • anoha
Show more
Aula 2, Tópico 2
Em andamento

Carga elétrica e sua relação com a matéria

Aula Progress
0% Complete

Eletrizando um corpo

Ao esfregarmos um pedaço de lã a um bastão plástico ou de vidro, surgem duas espécies de cargas elétricas que exercem força entre si. Esse processo é chamado de eletrização por atrito.

O exemplo clássico deste experimento, faz uso de três configurações diferentes para distinguir como as forças elétricas e os materias se comportam

1º configuração :

São usados dois bastões de vidro , sendo um deles, suspenso por um fio de nylon (material isolante). Ao aproximar um bastão do outro, nota-se o movimento de afastamento entre os dois bastões, caracterizando um movimento de repulsão.

2º Configuração:

São usados dois bastões de plástico, sendo um deles suspenso pelo mesmo fio de nylon da experiência anterior. O mesmo fenômeno de afastamento dos corpos, ocorre também no experimento, caracterizando o movimento de repulsão.

3º Configuração 

São usados dois bastões de materias diferentes, continuando isolado por um fio de nylon, o bastão de vidro. O fenômeno observado, é dado a princípio pela aproximação dos corpos, caracterizando um movimento de atração.

O cientista Benjamin Franklin, observou tais fenômenos, da atração e repulsão dos corpos eletrizados, e classificou como positiva a eletricidade que aparece no bastão de vidro, e de negativa a que aparece no bastão de ebonite.

dicionário :

  • glass rod: bastão de vidro
  • ebonite: resina sintética plástica de pvc ou polietileno.

Repulsão dos corpos dado por cargas elétricas  iguais.

Atração dos corpos dado por cargas elétricas diferentes

Concluimos neste módulo, os conceitos iniciais para formar a ideia de força elétrica existente na natureza e sua relação com os corpos, mas ainda falta explicar seu estado neutro, pois há situações em que não há atração ou repulsão. 

Laboratório Elétrico > Montagem do modelo

Para fixar melhor o conteúdo abordado, sugerimos que você elabore a cada sessão, uma experiência que comprove ou evidencie os fenômenos estudados no capítulo. Use materiais alternativos, que você já possui em casa como canetas, papelão, massa de modelar, garrafas pet, isopor, canudinhos de plásticos, pentes para cabelo, pedaçinhos de papel, rolha de garrafa, agulha de costurar, copinhos plásticos, pano aflanelado e outros. Monte sua configuração bem estável e rígida, apoie numa mesa plana  sobre uma folha de papel para campos de anotação e coleta de dados . Interaja com a montagem e a experiência acompanhando o conteúdo. Anote os resultados e fenômenos que observou e responda onde mais sua experiência é observada. Por ultimo, atualize seus conhecimentos respondendo a um questionário da sessão exploratória.