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Desenho e Impressão 3D

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Aula 1, Tópico 4
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Thinkercad

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Descrição

Bem-vindo ao mundo do design!

 

Design é a arte de descobrir tudo o que ainda não foi feito. É em partes iguais aprender e ensinar, quebrar e fazer, ver e mostrar.

 

Design é compartilhar!

 

THINKERCAD é uma ferramenta incrivelmente poderosa e fácil de usar para criar designs digitais prontos para serem impressos em 3D em objetos físicos superlegais. Você será guiado pelo processo de design 3D por meio de “Lições” práticas fáceis, que ensinam os fundamentos do Tinkercad antes de passar para técnicas de modelagem mais complexas.

 

Vamos começar!

Descrição

Bem-vindo ao mundo do design!

 

Design é a arte de descobrir tudo o que ainda não foi feito. É em partes iguais aprender e ensinar, quebrar e fazer, ver e mostrar.

Design é compartilhar

Thinkercad é uma ferramenta incrível e poderosa e fácil de usar para criar designs digitais que estão prontos para serem impressos em 3D em objetos físicos super legais. você será guiado por todo o processo de design 3D por meio de lições práticas que ensinam o básico do THINKERCAD antes de passar para uma técnica de modelagem mais complexa

Vamos começar

Neste projeto, forneceremos a você as habilidades básicas necessárias para começar a projetar modelos incríveis.

Em sua primeira lição, você será guiado passo a passo por como usar o plano de trabalho, o menu do THINKERCAD e a interface, os controles da câmera e os objetos móveis básicos.

Vamos lá

Quando você chega pela primeira vez no THINKERCAD, vê o plano de trabalho, que se parece com uma folha de papel quadriculado em branco. É aí que você criará seus projetos.

Agora encontre o logotipo do THINKERCAD, no canto superior esquerdo. Abaixo do logotipo está a barra de menu que se estende pela parte superior da tela.

Os botões na barra de menu são ações que você pode realizar com o cartão de reflexão

À esquerda do plano de trabalho, sob o logotipo do THINKERCAD estão o cubo de visão e os botões de navegação.

À direita do plano de trabalho está o menu de formas. Essas formas são a base de toda a criação no cartão de reflexão

Agora vamos dar uma olhada detalhada no plano de trabalho

 

O plano de trabalho é a superfície sobre a qual todas as coisas que você criar irão aparecer, ele foi projetado para ajudá-lo a posicionar rapidamente as formas

O plano de trabalho parece um pedaço de papel gráfico. é quebrado em linhas de grade maiores de 1 centímetro, as linhas azuis grossas e linhas de grade menores de 1 milímetro, as linhas azuis finas

No canto inferior direito, o botão Editar grade permite que você altere as unidades do seu desenho. Você pode alterar a grade para medir com as linhas de grade principais em polegadas e as linhas de grade secundárias em oitavos de uma polegada.

O cubo de visão

Sua visão no THINKERCAD é chamada de câmera. Na verdade, os termos que vamos usar são termos de câmera de filme: tilt, rotate, pan e zoom!

O primeiro método de mover o THINKERCAD é o cubo de visão, que é um link para a sua visualização do design 3D e do plano de trabalho e ajuda você a inclinar e girar sua câmera;

Conforme você passa o cursor sobre o cubo de visão, diferentes áreas serão destacadas (exercitar o cubo de visão)

O que é uma indicação?

Quando você seleciona no menu de formas alguma figura, surge no plano de trabalho uma indicação

Está vendo a forma laranja no meio do plano de trabalho? Essa forma é chamada de indicação.

Indicação é o contorno da forma no plano de trabalho para guiá-lo qdo for posicionar a forma inicialmente

(mostrar thinkercard 3)

Menu de formas

A dica quer que você pegue um cubo e coloque-o no centro do plano de trabalho.

Para fazer isso, precisaremos explorar o menu de formas

Encontre o menu de formas básicas e arraste uma caixa para o plano de trabalho e coloque-a dentro da dica

(mostrar thinkercard 4)

Vendo seu objeto de todos os lados

Gire em torno de sua forma e cheque para ver se está completamente dentro da indicação

se você achar que o seu bloco não está perfeitamente colocado (como a imagem abaixo está tudo bem, simplesmente clique e arraste a forma até que você esteja satisfeito com seu posicionamento.

Ainda não tem certeza se acertou? Vamos dar uma olhada mais de perto, ampliando.

Verifique novamente o posicionamento da caixa com a indicação girando-a ao redor dela e olhando para ela de todos os lados.

(mostrar thinkercad 5)

Ampliando seus objetos

SE você precisar ampliar seu objeto, você pode usar a roda do mouse ou o touch pad

Tente.

Controlando a câmera com o mouse

Existem três maneiras principais de se mover de maneira eficaz em seu design 3D. Girar, deslocar e ampliar.

SE você mover o ponteiro do mouse sobre o plano de trabalho e clicar com o botão direito e arrastar (pressione e segure o botão direito + mova o mouse), você notará que sua câmera irá girar e inclinar.

Dica: você também pode deslocar segurando a roda do mouse e arrastando

SE você tiver uma roda de rolagem no mouse, poderá usá-la para aumentar e diminuir o zoom.

  1. Mova o ponteiro do mouse sobre o plano de trabalho e clique e segure o botão direito do mouse para girar e inclinar a câmera.
  2. Enquanto segura a tecla Shift, mova o ponteiro do mouse sobre o plano de trabalho e, em seguida, marque e segure o botão direito do mouse para deslocar a câmera para a direita e esquerda

 

Usando a janela de forma

Quando um objeto é selecionado, você verá a janela de forma localizada no canto superior direito do plano de trabalho.

A janela de forma dá a você controle sobre uma série de propriedades de um objeto, incluindo as funções de cor, visibilidade, transparência e furo

  1. Clique na janela de forma e selecione a cor. Cronometre em cores diferentes e veja como seu objeto muda.

Trabalhando com formas no espaço 3D

Agora vamos explorar o trabalho com objetos no espaço 3D. O que significa não apenas movê-los no plano de trabalho, até mesmo removê-los do plano de trabalho.

Isso pode ser complicado primeiro, então vamos aprender algumas ferramentas para nos ajudar a pensar em 3D

Para o resto da lição, precisaremos de um segundo objeto para que possamos explorar essas ferramentas.

O modelador 3D!

Nossa primeira ferramenta do modelador 3D que o ajudará a pensar em 3D!

Faça sua mão como a mão na imagem. Vamos dar a cada dedo uma letra

  1. Seu dedo médio será o eixo X, que se move da esquerda para a direita, definindo a borda inferior do plano de trabalho.
  2. Seu dedo índex será o eixo y que se estende da parte inferior da tela para o topo, definindo a borda esquerda do plano de trabalho
  3. Seu polegar será o eixo z, que é uma borda invisível que é perpendicular ao plano de trabalho
  4. Esses eixos encontram-se na origem do canto da grade com o plano de trabalho

Na modelagem 3D, existem muitas maneiras de mover um objeto

Translação , mais do que uma palavra sofisticada para mover

 

O primeiro tipo de movimento é a translação, a translação é mudar a posição de um objeto sem girar o objeto ou mudar seu tamanho

Quando você move um objeto da esquerda para a direita no plano de trabalho, você o está transladando  na direção positiva do eixo x. Quando você move um objeto de perto para longe, você o está transladando  na direção positiva ao longo do eixo y

Quando você levanta algo do plano de trabalho, está transladando o objeto na direção positiva ao longo do eixo z.

Vamos mover as coisas no THINKECAD para ver o que isso significa.

Traduzir objetos ao longo do eixo z

Observe a seta ao lado da esfera.

Esta alça permite que você mova um objeto para cima ou para baixo

Você também notará que a esfera deixa uma sombra no plano de trabalho. Quando você o arrasta para cima, a distância entre a sombra e a esfera aumenta e uma medida de número aparece à direita da esfera. Este número e as linhas correspondentes indicam a distância entre os objetos e o plano de trabalho

Traduzir objetos ao longo dos eixos x e y

Para mover um objeto ao longo dos eixos x e y, basta clicar e arrastar o objeto.

Ao fazer isso, você verá dois números aparecerem à direita do objeto. Esses números representam a distância que um objeto foi movido da posição anterior

Agora vamos apresentar duas operações booleanas. Adição e subtração. Uma operação booleana é como você pode combinar dois objetos em uma nova forma.

A adição booleana adiciona uma forma à outra, de modo que SE a caixa e a esfera forem combinadas, você terá uma única forma que é uma caixa com uma protusão de hemisfério no topo.

Com a subtração booleana você pode transformar o formato em um espaço  negativo e usá-lo para remover material de outro, neste caso ficaria com uma caixa que tem um orifício de hemisfério no topo

Vamos tentar a subtração booleana

  1. Enquanto a esfera é selecionada, clique no orifício com o mouse

Seleção de várias formas

A fim de usar a esfera para CORTAR na caixa, precisamos ter certeza de que os dois objetos estão selecionados.

Para selecionar os dois objetos, vamos usar a ferramenta de seleção de banda

Uma banda é um quadrado que desenhamos em torno da forma que desejamos selecionar clicando no espaço vazio (não no objeto, você pode arrastá-lo) à esquerda e acima das formas que você deseja selecionar enquanto mantém o botão do mouse pressionado arraste o mouse cursor abaixo e à direita

  1. Clique e segure o botão esquerdo do mouse enquanto o cursor está no espaço vazio fora das formas que você deseja selecionar para iniciar uma banda
  2. Puxe a banda em volta dos objetos até o canto oposto.
  3. Solte o botão direito do mouse

 

Fazer combinações de formas com agrupamento

Ao usar a função de grupo, podemos usar qualquer combinação de adição e subtração booleana para transformar os objetos em formas complexas

Isso reflete qualquer combinação e subtração de sólidos e orifícios pode ser usado para fazer qualquer forma imaginável

Tente isso agora

  1. Com os dois objetos selecionados, clique no ícone de garupa na barra de menu
  2. Gire ao redor do objeto usando a roda de navegação ou o mouse e observe as formas que mudaram

Parabéns

Ótimo trabalho, você conseguiu através de sua primeira aula de thinkcard, cobrimos muito material, eixos, plano de trabalho, navegação em grade agrupando formas dicas do inspetor dicas de seleção