Back to Curso

Desenho e Impressão 3D

0% Complete
0/9 Steps

Participants86

  • albertinapurve
  • alextressler40
  • almayounger269
  • andrewfortune
  • anoha
Show more
Aula 1, Tópico 2
Em andamento

1D, 2D, 3D, 4D, 5D …

Aula Progress
0% Complete

1 D, 2 D, 3 D, 4 D, 5D ...

Quem sabe a diferença que existe entre um desenho 2D e 3D?

A letra D significa DIMENSÃO, que é a extensão que algo ocupa no espaço e que podemos medir. Isso se chama tamanho ou ainda comprimento.

Quando fazemos um desenho podemos medir o tamanho utilizando o que chamamos de magnitude: altura, largura, profundidade ou espessura.

Num nível inicial se encontra a primeira dimensão 1D, da qual é representada por uma linha reta simples e sua magnitude física correspondente é o comprimento/altura, que pode ser medido por exemplo em metros.

Em um plano mais avançado se forma uma segunda dimensão 2D adicionando uma perpendicular à anterior e obtendo uma magnitude física que chamamos de comprimento/largura, ou comprimento ao quadrado, ou seja, a área ou a superfície de algo, da qual pode ser expressa em metros quadrados.

Na terceira dimensão 3D se adiciona um novo eixo perpendicular e desta maneira surgem três planos diferenciados: o comprimento/altura, o comprimento/largura e o comprimento/profundidade/espessura. Isto equivale ao comprimento elevado a três e expresso em metros cúbicos.

As três perspectivas do espaço físico permitem explicar o movimento, criar formas e figuras e compreender o mundo real que nos rodeia.

No entanto, alguns físicos teóricos consideram a possibilidade da existência de mais dimensões, uma quarta, uma quinta, entre outras.

Existe mesmo um 4D e 5D?

Albert Einstein sempre considerou a hipótese de que a 4D envolve o tempo, então viajar no tempo que é algo que ainda não conseguimos realizar a não  ser nos filmes como de volta para o futuro, é um exemplo de como movemos no tempo pra frente ou  para trás.

Ainda no campo da física teórica, a quinta dimensão se apresenta como uma hipótese e não como uma realidade demonstrada.

 

A proposta de uma quinta dimensão faz referência a uma partícula única, o gráviton.

Concluindo

Então um desenho 2D, é aquele que deixa medir 2 sentidos ou dimensões altura e largura por exemplo.

Um desenho 2D é normalmente aquele que é feito no plano sobre uma superfície lisa como por exemplo uma folha de papel, ou uma parede reta e lisa ou uma rocha, como na parede de uma caverna.

É possível fazer um desenho 3D em uma folha de papel ou em uma parede lisa ou mesmo em uma rocha dentro de uma caverna?

Simmmmmmmm

Para isto temos que incluir ao desenho o terceiro sentido, que chamamos de profundidade e que se consegue modificando uma coisa que se chama de perspectiva.