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Desenho e Impressão 3D

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Aula 1 of 5
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Aula 1

“Desenhar é a arte de descobrir tudo o que ainda não foi feito.

É em partes iguais aprender e ensinar, quebrar e fazer, ver e mostrar.”

Nesta aula vamos lembrar os princípios da historia do desenho e introduzir o conceito de Dimensões e Perspectivas;

Aqui também será ensinado como entrar no site do software Thinkercad para a lição que ensinará a manipulação do software para desenhos iniciais em 3D.

Quando você chega pela primeira vez no thinkercard, vê o plano de trabalho, que se parece com uma folha de papel quadriculado em branco. É aí que você criará seus projetos.

Agora encontre o logotipo do thinkercard, no canto superior esquerdo. Abaixo do logotipo está a barra de menu que se estende pela parte superior da tela.

Os botões na barra de menu são ações que você pode realizar com o cartão de reflexão

À esquerda do plano de trabalho, sob o logotipo do thinkercard estão o viewcube e os botões de navegação

À direita do plano de trabalho está o menu de formas. Essas formas são a base de toda a criação no cartão de reflexão

Agora vamos dar uma olhada detalhada no plano de trabalho

O plano de trabalho é a superfície sobre a qual todas as coisas que você criar aparecerão, ele foi projetado para ajudá-lo a posicionar rapidamente as formas

O plano de trabalho parece um pedaço de papel gráfico. É quebrado em linhas de grade maiores de um centímetro, as linhas azuis grossas e linhas de grade menores de um milímetro, as linhas azuis finas.

No canto inferior direito, o botão Editar grade permite que você altere as unidades do seu desenho. Você pode alterar a grade para medir com as linhas de grade principais em polegadas e as linhas de grade secundárias em oitos de uma polegada

O viewcube

Sua visão na tela do computador é chamada de câmera. Na verdade, os termos que vamos usar são termos de câmera de filme: tilt, rotate, pan e zoom!

O primeiro método de mover o tinkercad é o viewcube, que é um link para a sua visualização do design 3D e do plano de trabalho e ajuda você a inclinar e girar sua câmera;

Conforme você passa o cursor sobre o viewcube, diferentes áreas serão destacadas (exercitar o viewcube)

O dicas

Está vendo as formas laranja no meio do plano de trabalho? Esses são chamados de dicas.

Dicas são contornos de formas ou planos de trabalho para guiá-lo nas lições

Menu de formas

A dica quer que você pegue um cubo e coloque-o no centro do plano de trabalho.

Para fazer isso, precisaremos explorar o menu de formas

Encontre o menu de formas básicas e arraste uma caixa para o plano de trabalho e coloque-a dentro da dica

(mostrar thinkercard 4)

Vendo seu objeto de todos os lados

Gire em torno de sua forma e cheque para ver SE está completamente dentro da dica

SE você achar que o seu bloco não está perfeitamente colocado (como a imagem abaixo está tudo bem, simplesmente clique e arraste a forma até que você esteja satisfeito com seu posicionamento.

Ainda não tem certeza se acertou? Vamos dar uma olhada mais de perto, ampliando

Verifique novamente o posicionamento da caixa com a dica girando-a ao redor dela e olhando para ela de todos os lados.

(mostrar thinkercad 5)

Ampliando seus objetos

SE você precisar ampliar seu objeto, você pode usar a roda do mouse ou o touch pad

Tente.

Controlando a câmera com o mouse

Existem três maneiras principais de se mover de maneira eficaz em seu design 3D. Girar, deslocar e ampliar.

SE você mover o ponteiro do mouse sobre o plano de trabalho e clicar com o botão direito e arrastar (pressione e segure o botão direito + mova o mouse), você notará que sua câmera irá girar e inclinar

Dica: você também pode deslocar segurando a roda do mouse e arrastando

SE você tiver uma roda de rolagem no mouse, poderá usá-la para aumentar e diminuir o zoom.

  1. Mova o ponteiro do mouse sobre o plano de trabalho e clique e segure o botão direito do mouse para girar e inclinar a câmera.
  2. Enquanto segura a tecla Shift, mova o ponteiro do mouse sobre o plano de trabalho e, em seguida, marque e segure o botão direito do mouse para deslocar a câmera para a direita e esquerda

Usando a janela de forma

Quando um objeto é selecionado, você verá a janela de forma localizada no canto superior direito do plano de trabalho

A janela de forma dá a você controle sobre uma série de propriedades de um objeto, incluindo as funções de cor, visibilidade, transparência e furo

  1. Clique na janela de forma e selecione a cor. Cronometre em cores diferentes e veja como seu objeto muda.

Trabalhando com formas no espaço 3D

Agora vamos explorar o trabalho com objetos no espaço 3D. O que significa não apenas movê-los no plano de trabalho, mas removê-los e até mesmo removê-los do plano de trabalho

Isso pode ser complicado primeiro, então vamos aprender algumas ferramentas para nos ajudar a pensar em 3D

Para o resto da lição, precisaremos de um segundo objeto para que possamos explorar essas ferramentas.

1 arrasto uma esfera para o plano de trabalho e a coloco dentro da dica de esfera

A saudação do modelador 3D!

Nossa primeira ferramenta na saudação do modelador 3D que o ajudará a pensar em 3D!

Faça sua mão como a mão na imagem. Vamos dar a cada dedo uma letra

  1. Seu dedo médio será o eixo X, que se move da esquerda para a direita, definindo a borda inferior do plano de trabalho.
  2. Seu dedo índex será o eixo y que se estende da parte inferior da tela para o topo, definindo a borda esquerda do plano de trabalho
  3. Seu polegar será o eixo z, que é uma borda invisível que é perpendicular ao plano de trabalho
  4. Esses eixos encontram-se na origem do canto da grade com o plano de trabalho do Word

Tradução, mais do que uma palavra sofisticada para mover

Na modelagem 3D, existem muitas maneiras de mover um objeto

O primeiro tipo de movimento é a tradução, a tradução é mudar a posição de um objeto sem girar o objeto ou mudar seu tamanho

Quando você move um objeto da esquerda para a direita no plano de trabalho, você o está traduzindo na direção positiva do eixo x. quando você move um objeto de perto para longe, você o está traduzindo na direção positiva ao longo do eixo y

Quando você levanta algo do plano de trabalho, está transladando o objeto na direção positiva ao longo do eixo z.

Vamos mover as coisas no thinkercad para ver o que isso significa.

Traduzir objetos ao longo do eixo z

Observe a seta ao lado da esfera.

Esta alça permite que você mova um objeto para cima ou para baixo

Você também notará que a esfera deixa uma sombra no plano de trabalho. Quando você o arrasta para cima, a distância entre a sombra e a esfera aumenta e uma medida de número aparece à direita da esfera. Este número e as linhas correspondentes indicam a distância entre os objetos e o plano de trabalho

Traduzir objetos ao longo dos eixos xey

Para mover um objeto ao longo dos eixos xey, basta clicar e arrastar o objeto

Ao fazer isso, você verá dois números aparecerem à direita do objeto. Esses números representam a distância que um objeto foi movido da posição anterior

1 arrasto a esfera 30mm para que ela fique no topo do cubo

Se cruzando como mostrado

A propriedade do buraco

Agora vamos apresentar duas operações booleanas. Adição e subtração. Uma operação booleana é como você pode combinar dois objetos em uma nova forma.

A adição booleana adiciona uma forma à outra, de modo que SE a caixa e a esfera forem combinadas, você terá uma única forma que é uma caixa com uma protusão de hemisfério no topo

Com a subtração booleana você pode transformar o formato em um spae negativo e usá-lo para remover material de outro, neste caso ficaria com uma caixa que tem um orifício de hemisfério AM no topo

Vamos tentar a subtração booleana

  1. Enquanto a esfera é selecionada, clique no orifício com o inspetor

Seleção de várias formas

A fim de usar a esfera para CORTAR na caixa, precisamos ter certeza de que os dois objetos estão selecionados

Para selecionar os dois objetos, vamos usar a ferramenta de seleção de banda

Uma banda é um livro que desenhamos em torno da forma que desejamos selecionar clicando no espaço vazio (não no objeto, você pode arrastá-lo) à esquerda e acima das formas que você deseja selecionar enquanto mantém o botão do mouse pressionado arraste o mouse cursor abaixo e à direita

  1. Clique e segure o botão esquerdo do mouse enquanto os cursos estão no espaço vazio fora das formas que você deseja selecionar para iniciar uma banda
  2. Puxe a banda em volta dos objetos até o canto oposto.
  3. Solte o botão GO do mouse

Fazer combinações de formas com agrupamento

Ao usar a função de grupo, podemos usar qualquer combinação de adição e subtração booleana para transformar os objetos em formas complexas

Isso reflete qualquer combinação e subtração de sólidos e orifícios pode ser usado para fazer qualquer forma imaginável

Tente isso agora

  1. Com os dois objetos selecionados, clique no ícone de garupa na barra de menu
  2. Gire ao redor do objeto usando a roda de navegação ou o mouse e observe as formas que mudaram

Parabéns

Ótimo trabalho, você conseguiu através de sua primeira aula de thinkcard, cobrimos muito material, eixos, plano de trabalho, navegação em grade agrupando formas dicas do inspetor dicas de seleção

Fim da primeira aula