Aula 1, Tópico 2
Em andamento

O que é Biotecnologia?

Aula Progress
0% Complete

Você já imaginou passa por um período de pandemia, onde uma doença grave se espalha pelo mundo e todas as pessoas precisam ficar isoladas? Acredite, essa história não se restringe aos filmes de ficção científica e isso já aconteceu algumas vezes na história da humanidade. A boa notícia é que graças a diversos estudos e descobertas científicas descobriram um remédio para esse problema chamado vacina. Mas você já parou para pensar em todo o processo que uma vacina passa para chegar até nós?

Pois é um longo processo que começou há séculos atrás e que vêm sendo aprimorado graças a tecnologia associada ao desenvolvimento científico, e que hoje nós chamamos de Biotecnologia.    

A Biotecnologia é uma ciência que utiliza os seres vivos, ou uma parte deles, para obter produtos de interesse humano e abrange uma área ampla do conhecimento que decorre da ciência básica (biologia molecular, microbiologia, biologia celular, genética etc.), da ciência aplicada (técnicas imunológicas e bioquímicas, assim como técnicas decorrentes da física e da eletrônica), e de outras tecnologias (fermentações, separações, purificações, informática, robótica e controle de processos).

A biologia juntamente coma  tecnologia é uma ciência extremamente importante nos dias atuais, mas ela vem sendo cultivada há muito tempo, como por exemplo os povos na antiguidade que já realizavam processos fermentativos utilizando microorganismos em bebidas e pães, e desde então a biotecnologia vêm auxiliando na produção de alimentos, tratamento do lixo, produção de remédios e enzimas.

A Biotecnologia Moderna está associada com a descoberta da estrutura do DNA por isso está mais ligada a manipulação do material genético. O DNA está presente em todas a nossas células e contém toda a informação de um ser vivo, essa descoberta revolucionou a forma como produzimos alimentos e curamos doenças. 

Um dos usos atuais da Biotecnologia são na produção de substâncias terapêuticas, como a produção de vacinas que representam uma importante ferramenta no controle de enfermidades infecciosas. Muitas doenças podem ser evitadas pela imunidade induzida como a poliomielite, a varíola e o sarampo. As vacinas para combater o COVID-19 por exemplo, contam com diferentes biotecnologias na sua composição.

Mas essa é só a parte laboratorial do processo de fabricação da vacina, ainda tem um outro processo não menos importante que envolve a fabricação e a distribuição que conta com o auxílio de robôs.